“Binge Drinking” ou “Beber Pesado Episódico” é um padrão que se caracteriza pelo consumo excessivo de álcool em uma única ocasião: para homens, 5 doses ou mais; para mulheres, 4 doses ou mais em um período de duas horas.
Um estudo realizado no Brasil (II LENAD, 2012) mostrou que, 50% da população brasileira é considerada abstinente e 50% não é considerada abstinente pois consumiu álcool nos últimos 12 meses. Da população que bebe, a maioria, 58%, bebe em binge drinking. Considerando apenas os homens, este índice é de 66%.
Ou seja, o padrão de consumo de álcool do brasileiro é preocupante e problemático já que, além de agravos à saúde física e mental (possibilidade de desenvolvimento do Transtorno por Uso de Substâncias e de outros transtornos mentais), este padrão leva à intoxicação e à prática de outros comportamentos de risco que são prejudiciais tanto ao usuário como a outras pessoas.
- Dirigir intoxicado e provocar acidentes;
- Quedas;
- Tentativas de suicídio
- Abuso sexual;
- Atividade sexual sem proteção.
Quem somos?
ConAJUDA – Consultoria de Apoio Junto ao Usuário de Drogas e Álcool
Missão: Contribuir para a prevenção e tratamento do Transtorno por Uso de Substâncias.
Visão: Ser uma Consultoria reconhecida pela excelência na implementação e gestão de Programas de Prevenção do Risco Associado ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas em empresas de Aviação Civil.
Sobre o Autor