Consumo de álcool | Você sabe o que é uma dose padrão de álcool?

porFernanda Mograbi Jabbour

Consumo de álcool | Você sabe o que é uma dose padrão de álcool?

Você sabe o que é uma dose padrão de álcool?

Abstinência é mais seguro

Segundo o NIAAA (National Institute om Alcohol Abuse and Alcoholism), estas são as quantidades de consumo de álcool que podem ser consideradas de baixo risco para o desenvolvimento de patologias, porém, não há uso seguro de álcool. A abstinência é o padrão mais seguro.

O consumo excessivo de álcool pode gerar um aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, doenças hepáticas e, especialmente, do risco de câncer. Há estudos que comprovam que o risco de câncer de mama aumenta em 20% para as mulheres que bebem 2 doses ou mais em uma única ocasião. Também aumenta o risco de desenvolvimento do Transtorno por Uso de Substâncias e de outros transtornos mentais como depressão e ansiedade.

E você sabe que padrão de consumo de álcool é considerado pesado e de alto risco para a saúde?

Alerta para as situações em que os indivíduos não devem ingerir qualquer quantidade de álcool (OMS):

  • com menos de 21 anos (melhor ainda, com menos de 24 anos: alguns estudos atuais mostram que o cérebro ainda está em formação até os 24 anos);
  • que estão em recuperação do Transtorno do Uso do Álcool ou são incapazes de controlar a quantidade que bebem;
  • quando forem dirigir ou realizar qualquer atividade que coloque em risco a segurança;
  • mulheres gestantes ou lactantes;
  • quando tomarem certos medicamentos de venda livre ou prescritos;
  • por algumas condições médicas.

A abstinência é o padrão mais seguro.

Os últimos estudos mostram que não existe um nível seguro para o consumo de álcool.

Talvez, aquela famosa crença de que “uma taça de vinho por dia faz bem, ou “uma taça de vinho por dia diminui o risco de doença cardíaca”, pode ter sido inventada pela indústria do álcool. Ou, mesmo que estudos tenham comprovado este fato, os benefícios não superam os malefícios, mostram os estudos mais recentes.

Embora o NIAAA (National Institute om Alcohol Abuse and Alcoholism) estabeleça um nível de consumo como sendo um consumo de baixo risco para o desenvolvimento de patologias, as evidências mostram que a situação ideal para a saúde é não consumir nenhuma quantidade de álcool, portanto, não há nível seguro. A abstinência é o padrão mais seguro.

Sobre o Autor

Fernanda Mograbi Jabbour administrator

Psicóloga - PUC/SP – (CRP 06/57550) Especialização em Dependência Química – UNIFESP Psicóloga Clínica especialista no atendimento de pacientes com Transtorno por Uso de Substâncias Consultora Empresarial em Programas de Prevenção do Transtorno por Uso de Substâncias

Deixe uma resposta